Ecovila Digital na Campus Party Brasil 2017
Oi , tudo bom?
Estamos criando uma Ecovila Digital que vai acontecer durante a próxima Campus Party em São Paulo, de 31 de Janeiro a 5 de Fevereiro no Anhembi. Será um laborátorio para comunidades, coletivos e cohousing. A Campus Party é um dos eventos de tecnologia mais importantes do mundo, único a integrar desenvolvimento social, econômico e tecnológico nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Universo Digital.
A Ecovila Digital vai ser uma experiência de criação colaborativa de uma comunidade intencional sustentável com duração de uma semana, de 31 de Janeiro a 5 de fevereiro de 2017. Será uma Zona Autônoma Temporária acontecendo dentro da Campus Party Brasil, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.
Para co-criar isso, temos alguns recursos disponíveis: uma bancada, 48 cadeiras, 48 pontos de acesso à internet mais rápida que qualquer um de nós jamais vai ver de novo. Banheiros, iluminação e toda a infraestrutura fornecida pela Campus Party e pelo Anhembi.
Como vai funcionar? O que vai ter lá? Qual a programação da Ecovila Digital?
Essas são perguntas para as quais nem mesmo eu tenho resposta. Uma comunidade ou ecovila depende da criação coletiva de um grupo. E este grupo da Ecovila Digital ainda está em formação. Por enquanto, estamos contando com a participação de Érika Brandão, Marcelo Junqueira e Elka Andrello. Você também pode fazer parte disso. É só se inscrever na atividade no site da Campus Party, clicando aqui: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/bancada-ecovila-digital-na-cpbr10/
Introdução a Ecovilas, Comunidades e Cohousing
Darei uma palestra introdutória sobre o tema de ecovilas, comunidades altenativas, coshousing e coletivos e depois teremos um espaço para bate rum papo e trocar experiências. A palestra de introdução a ecovilas e comunidades vai acontecer no dia 1/2 às 10h*.
Círculo de Diálogo, Acordos, Tomada de Decisão e Governança
Gestão e governança de grupos, coletivos e associações são algumas das minhas especialidades. Desde que criei o curso online Gestão de Ecovilas, estou compartilhando cada vez mais meus aprendizados nesses temas. Durante toda a semana, vamos fazer experimentos de como conseguir dialogar, maximizar a criatividade do grupo e ser efetivos na realização dos objetivos que escolhermos. Para isso, vamos experimentar Dragon Dreaming, Sociocracia S3, Design Thinking, tudo aplicado na prática! Essas atividades vão acontecer ao longo de todos os dias da Campus Party, então é bom chegar junto na #EcovilaDigital pra não perder nada.
Economia Solidária e Banca de Graça
A Banca da Graça é um entreposto de doações. Qualquer pessoa pode doar ou pegar para si qualquer coisa. A idéia subverte a lógica do mercado e vai além do processo que o mundo alternativo aprendeu e chama de Economia Solidária, redes e feiras de troca ou escambo. Na Economia Solidária, é preciso ter alguma coisa para realizar a troca, seja uma moeda social ou um produto comprado no supermercado. Na Banca de Graça não é preciso trazer nada e não há obrigação de levar nada. Pode-se, inclusive, realizar apenas uma troca energética, não material. Exercite seu desapego, traga suas doações para a Ecovila Digital e divirta-se!
Ecovilas Brasil: como podemos apoiar o movimento de comunidades no país?
A equipe do documentário Ecovilas Brasil visitou 10 lugares para entender quais aspectos e valores as Ecovilas estão trazendo para a humanidade e como estes podem colaborar para uma Mudança de Paradigma do nosso modelo civilizatório. O documentário aborda uma visão de sustentabilidade integral, em seu aspecto econômico, ecológico, social e visão de mundo. Passando por temas como permacultura, formas de governança, tomadas de decisões, liderança, economia compartilhada e resolução de conflitos.
Teremos uma sessão do filme Ecovilas Brasil e debate por Hangout com o diretor do documentário, Rafael Togashi. Acontecerá na quarta, dia 1/2, às 14h*. Compareça!
IPAH: Construindo a transição, laboratório de vida em comunidade
O Instituto de Pesquisas Ambientais e Humanidades (IPAH) é uma organização que apoia comunidades, coletivos, cohousing e ecovilas a serem mais efetivas em seu propósito. Trabalhando com uma equipe multidisciplinar, o IPAH tem promovido cursos, mutirões e está criando a Aldeia Turi, uma ecovila na Baía de Camamu, no sul da Bahia.
Teremos um hangout ao vivo com a equipe do IPAH, onde eles vão apresentar o instituto, seu histórico, Áreas de Atuação, Estatuto, Princípios, coletivos e projetos apoiados. Vão apresentar a Aldeia Turi como exemplo de Transição, Incubadora de Projetos e criação de uma Vida Comunitária. Eles vão falar também sobre moedas solidárias e comunitárias, tecnologias Open Source e seus próximos passos. O Hangout ao Vivo com o IPAH acontecerá na sexta, 3/4, às 14h*. Não perca!
Hackathon: Como podemos apoiar Ecovilas, Comunidades e Cohousing?
Já organizei um hackathon, apesar e não ser programador. Se aparecer na Ecovila Digital uma massa crítica de programadores, podemos encarar esse desafio de desenvolver algo (um app, um site, uma plataforma, um portal?) para apoiar as ecovilas, comunidades alternativas e projetos de cohousing que existem hoje no Brasil, oferecendo suporte direto para estes grupos que estão hoje inovando em todo o território nacional.
Como participar da Ecovila Digital
É muito fácil. Basta se inscrever na atividade no site da Campus Party, clicando aqui: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/bancada-ecovila-digital-na-cpbr10/
Se você ainda não comprou sua entrada para a Campus Party Brasil 2017 (#CPBR10), compre com desconto. Basta acessar o site da Campus e inserir o código #EcovilaDigital que você compra seu ingresso pagando o valor do primeiro lote. Não perca tempo: inscreva-se agora! Da última vez que olhei, tinha menos de 500 vagas sobrando, das 6.000 colocadas à venda. Corre lá: http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2017
E não deixe de curtir a página da #EcovilaDigital no Facebook! Te vejo na Campus Party Brasil 2017!!
Um abração,
Gabriel 'Dread' Siqueira
*Obs: Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
Assista o vídeo onde explicamos como vai funcionar a Ecovila Digital